sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Pop vs. indie

É pra cansar de ser sexy! 'Ele' há anos compondo o Self-Marketing [adoro expressão nova!]: banda que ninguém conhece, ou 'ainda' não ouviu falar; all star estilizado e - é, tem mais - alterado; cidade natal? Dogville; tribos? odeia todas!. Daí, num belo dia, encontra uma matéria 'polêmica' da bandinha CSS aonde? Na Folha Teen! É a chamada Síndrome de Underground. Tiste né?

Essa bruzudanga que confude o que é pop e o que é indie instiga os papos de jornalistas trazendo à complexidade o que, talvez, não precisaria nem ser discutido. E olha: é preciso complexar sempre! O pop quer por no fluxo as referências - indies - que andam na contramão da tendência. Amomuitotudoisso: paradoxos!

A busca por referências indies para compor a cultura pop, causando essa confusão, não é de hoje. O termo indie encerra em si o seu significado: 'inde'pendente. Defini-se a cultura indie como a contra-cultura, na Wikipédia; ou 'abreviação de Indieota, miguxês para idiota', na Desiclopédia [mt, mt, mt bom isso!].

Agora, essa idéia de permanência em círculos fechados de uma cultura alternativa, transgressora, deveria soar, no mínimo, fadada - no sentido de destino predestinado - ao insucesso. Ora, pela lei da selva tudo aquilo que é melhor é o que sobrevive. Né isso?! Eu, na minha insignificância recolhida, posso elencar umas figuraças que surgiram nos subúrbios da música e despontaram como grandes ícones pop: Beatles, dapatú?
Contudo, se for procurar resolver essa pelenga exclusivamente dentro da música, fica difícil, realmente. Mas alguém me explica, à época existia figurinha mais indie que Jesus? E hoje, tem coisa ocidental com mais indie/tendência do que ser budista? a-ha!

De mais a mais, não preciso elaborar nenhum tratado para ter em mente que é a cultura pop quem mais pode influenciar jovens [Sempre Coca-Cola!], suas maneiras de vestir, pensar e se relacionar. Então me diz, pq não se fazer com os elementos 'INside' da cultura indie? Quem manda ser cool? E quem manda a internet ser nossa amiga? Miro também quer, osh! já que hoje nada mais démodé que a palavra "démodé" e nada mais hype do que ser indie,fofo e folk. né?



/na play list, presentinho de Lo, de ontem, bandinha indie cantando o pop [a razão da presente divagação!]: The kooks - Crazy.

Um comentário:

Lídio Lima disse...

o importante é ser vc, mesmo que seja bizarro!