domingo, 30 de março de 2008

Prevendo a correria, necessária, de todas as segundas, vou publicar meu primeiro post da semana, num dia que de fato ela começa: domingo. Olhando dessa maneira, ao invés de adiantado, pelo mais tarde da hora, eu já tenho é perdido a portunidade de ter começado a semana com vocês mais cedo, né?? De qualquer sorte, de nada importando essa bruzudanga, fica a garantia de uma excelente mensagem, que é o que importa.

Para todos que se dispuserem parar e pensar sobre essa pequena citação, peço encarecidamente aos que não conhecem, que dêem um espiadinha no vídeo. Vale a pena!


"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara pra faculdade. Você vai pro colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando... E termina tudo com um ótimo orgasmo!!! Não seria perfeito?" - Charles Chaplin






_______________________________________________________
Bom dia!

quarta-feira, 26 de março de 2008

Plim! plim!


Fazia tempo que eu não via tanta gente ganhar dinheiro de uma forma tão fácil. Ontem, um mulecão - ainda que no auge dos seus 26 anos de idade, levou pra casa um milhão de reais, sozinho. Os outros participantes do programa, não vencedores, mas nem por isso menos ganhadores, ostentavam seus sorrissos: prêmio de consolação ( cem mil pila!), carros, capas de revistas, cachês pra dar pinta em festinhas, desfiles e o escambau, quer dizer: dinheiro, muito dinheiro!
E os patrocinadores, depois de três meses subliminando seus filmes nas mentes de milhões e milhões de telespctadores, quanto vão ganhar? A Brasil Telecon quanto recebe daquele custo fixo das ligações nos dias de paredão? Recordes atrás de records, quer dizer: cifrões seguidos de outros cifrões.
Com um programa que lhe custa tão pouco, se comparado com a produção de telenovelas e outros produtos de entreternimento, a Rede Globo de Televisão é outra que, concerteza, é muito mais feliz nesses três primeiros meses do ano.
Depois de equacionada todas as contas dessas boladas, só uma pessoa ficou sem ganhar um centavo: eu.

quinta-feira, 20 de março de 2008

minha cabeça de noite batendo panelas...

Um eufórico, arrebatado pelo entusiasmo que pequenos sinais de que tudo ficaria bem lhe provocava. Euforia nervosa, diria. Manifestada em ataques de simpatia e carinho, que, com o tempo e experiência, ele aprenderia controlar de uma forma branda, como se fingisse uma ternura alegre para não parecer boçal. Já que, dizem, tem esse disfarce. Já que, diz, não tem o coração quente.


_____________________________________________________________
Pelas tabelas - Chico Buarque - 1984

terça-feira, 18 de março de 2008

De onde vem a calma?

Calma, alma minha,
calminha!

Se nada der errado, vai ser amanhã. Terminarei de digitar essa mono e, quem sabe, dois ou três dias de calma pela frente, antes de enfrentar as normas da ABNT?!


Moça, olha só o que eu te escrevi:
É preciso força pra sonhar e perceber que a estrada vai além do que se vê.



É, tem dias que só o amor Los Hermanos constrói.

sábado, 15 de março de 2008


A Ana nos contava em seu blog da maravilha que é poder colecionar amigos, ainda que virtuais, dos mais distantes e impensáveis locais do Brasil. Falava que com um singelo comentário invadíamos um pouco da realidade alheia, saboreando um pouco dos causos em que esses amigos se envolviam diariamente. Disse que através deste meio (o Blog) ela e outros ficariam conhecendo os fatos engraçados que aconteciam aqui, em João Pessoa, contados por Heber (eu).

Esse comentário dela me chamou à realidade (saco!). Realmente, tem muita coisa engraçada que acontece aqui em João Pessoa e, sendo mais abrangente, na Paraíba, que eu ainda não compartilhei, mas deveria!, com a Ana e com outros embrionários amigos virtuais que começo cultivar aqui no meu espaço.

Por exemplo, a Assembléia Legislativa de João Pessoa tenta aprovar a instalação do TCM, quer dizer: Tribunal de Contas Municipal, um Tribunal que seria competente para julgar as contas dos Municípios da Paraíba. Mas, não existem Tribunais de Contas Municipais. Esse é um típico órgão estadual. Querem a formação de um órgão que só existe em 3 Estados atualmente – Bahia, Ceará e Pará. O Estado de Goiás seria o quarto da lista, mas em razão da total ineficiência do Instituto, foi extinguido. É um cabide de empregos que vai custar cerca de 30 milhões de reais para os cofres públicos de um dos Estados mais pobres do País. E isso é uma coisa engraçada da minha terra que a Ana e outros talvez não saibam.

Mas tem muito mais coisa divertida vinda daqui. Outra piada, por exemplo, é um empréstimo realizado pelo Senhor Governador do Estado da Paraíba no valor de 100 milhões de dólares. Governador este que teve seu mandato cassado e a perda dos direitos políticos pelo TRE local e que hoje protela sua saída com recursos e mais recursos. Aproveitando o tempo que lhe resta, vai limpando os cofres públicos e adquirindo vultosos empréstimos. Isso é ou não é motivo de boas chacotas e piada?

Ana, espero que eu tenha partilhado, com você e todos, mais algumas informações hilárias da terra de onde ‘falo’.

Beijão.



______________________________________________________________
E só pra descontrair, em homanagem aos políticos locais e ao sabadão: A dança do Créu - Mc Créu - 2008

Créu neles!

quinta-feira, 13 de março de 2008

Seja você, mesmo que seja...

Ontem à noite a conversa parou num assunto: tribos urbanas. As pessoas, em especial os adolescentes, adoram se amparar por elementos que lhes traduzam emocionalmente ou culturalmente. “Você pode ser gótico, ser punk ou skinhead”, pode tudo! Você, caro leitor, concerteza, assim como eu, deve conhecer algum bom exemplar de Patricinha, de Clubber, de nerd; ou alguma figura exótica emo, hip-hopper, surfista, skatista, batista. O que não falta são istas e tipos.

Essa idéia de tribos mostra o quanto a dinâmica social é engraçada: grandes consquistas históricas proporcionaram o reconhecimento e a elevação da figura do indivíduo ante a sociedade. Depois, o individualismo tomou proporções tão assustadoras, fazendo com que o ser humano – insatisfeito com esse isolamento – procurasse em outras pessoas, também descontentes, a afinidade necessária para poder desenvolver-se socialmente. Isto é, bruzudangas!

O fato é que fazer parte de uma tribo implica, necessariamente, seguir a risca um certo código de conduta e incorporar certos elementos estéticos: vocabulário, gosto musical, meia dúzia de frases feitas, algumas peças básicas no guarda-roupa e assim vai...

Isso tudo visto da perspectiva dum intervaldo para lanche da oitava série é uma coisa fenomenal. Agora, o lado ruim, pra variar, tá para quando o tema desenvolve-se no mundo de cá, do maiores de 20 e poucos. A coisa funciona diferente. A tribalização dos 'adultos' é muito mais perversa, porque geralmente enquanto os 'boys' [do paraibês: jovens, classe que compreende os gêneros 'os' boyzinhos e 'as' boyzinhas] tomam total partido da sua condição, os adultos, dificilmente, aceitam ou se auto-definem numa 'linha'.

Tudo bem, você vai me dizer que a beleza está justamente em todo dia poder ser o que lhe calhar. Realmente, não conheço discurso mais justo e irrepreensível do que este da liberdade emodemocrática [Desculpa, mas sou estudante de direito, sabe como é]. De fato, enquadrar-se é se auto-generalizar, o que limita a visão que as pessoas podem ter de você, indivíduo de carga única. Mas sem querer parecer incoerente, o que me encuca não é isso. Perversidade, que eu digo, é a atitude de homens e mulheres – a priori, bem resolvidos, de segregar, ter preconceito e serem completamente intolerantes com a diferença de outras tribos.
Tome como exemplo, as figurinhas pseudointelectuais. Tomar pra si a pencha de Cult, nenhum deles admite [ho ho ho], mas abrir mão da atitude blasé, isso jamaaais! Vai perguntar prum intelectual, o que ele achou da última eliminação do Big Brother, ou da última super-produção cinematográfica americana, pra ver se ele te responde. Pseudo não gosta de não-cults, direita não gosta de esquerda, cristãos e mulçumanos, heteros e sui generis, essas tribos de gente grande.

Por isso que vida boa é 'dos boy'. Onde emo é emomermo!; Patty é patty, e gosta mooooointo; nerd é nerd, e todo mundo brincando de índio.

terça-feira, 11 de março de 2008

Corrente 'do bem'



Querido amigo,

Recebi teu e-mail. Na surpresa de que, depois de anos de convivência, você tivesse conseguido redigir algumas linhas de memória dos nossos momentos, engano meu. Enviaste-me uma correspondência em branco, sem um "boa tarde!", um "por onde andas?". Nada me fez lembrar os bons costumes.
Constava apenas um arquivo powerponit recheado de imagens, por sinal, de muito bom gosto! Dizia se tratar de uma corrente que ainda não fora quebrada nos últimos quinze meses [puxa!] Me incitava "passar pra frente" a mensagem para outras dez pessoas, desde que de extrema confiança. No final das contas, ainda hoje [duas vezes puxa!], eu receberia uma graça, [uau!] Deveriam ser motivos suficientes para me sentir um homem de sorte. Mas não bastasse tudo isso, eu ainda receberia 03 centavos de real por cada mensagem repassada nessa corrente [puxa! puxa! puxa!]
E ainda sob o peso da responsabilidade que me trouxe, eu te escrevo:
Achei irrelevante respondê-la, afinal nehuma equação matemática me garantia que irias sequer lê-la novamente. Depois, não tenho dez amigos suficientes que te garantam 30 centavos. E de mais a mais, temo os perigos da superstição, magias e da Nova era.
Sei que estas não são palavras de alguém que mereça confiança para esse tipo de negócio. Bem, me arrependo agora da confiança que te inspirei. Oxalá que essa quebra da corrente não venha afetar teus negócios financeiros.
Me perdoa. No entando, não fosse a total falta de credibilidade que eu deposito em correntes como essa, poderia pensar na segurança financeira oferecida em misticismos. Espero que tenha mais sorte do que eu.
Mais uma vez, sinto-me profundamente responsabilizado pela quebra de uma corrente que prometia resultados ainda para essa tarde. Mas já é tarde, tarde demais...

Do seu amigo, eu.

sábado, 8 de março de 2008

Hoje é dia de Maria

Hoje o sol não saiu, o sábado amanheceu chuvoso. A vontade de pegar uma praia mais do que frustrada. Talvez sejam as águas de março 'levando' o verão; talvez, uma conspiração da mãe natureza para me manter em casa. Afinal, já tem alguns sábados que meu irmão e eu vimos nos comprometemos em dar um trato nesse apê. Pois é, hoje vai ser dia de 'Maria', ou melhor, essa novela bem podia se chamar "Irmãos Coragem". Porque, a parte da louça até que meu irmão tem uma idéia. Mas todo o resto do trabalho sujo (mesmo) fica comigo. Tá por vista: Lavo, passo, cozinho, não sou evangélico, não tenho nenhuma pretensão jurisdicional e não durmo em casa. Acertando a diária, tudo certo já!

Já contagiado pela temática, xô'contar: A mulher flagra o marido na cama com a doméstica: - Com a empregada! Que coisa mais feia! - Sim, querida. Feia e gostosa!

E pra quem não conhece, Mariana Aydar:



Bem, chega de fazer hora.
Por onde começo?
Torçam por mim, pq à tardinha, só o dolce fare niente.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Who's Gonna Save My Soul?

Desde crazy, que o ingleses do Gnarls Barkley são considerados uma unanimidade. Não bastassem as expectativas para o novo álbum do duo a ser lançado esse ano, a mídia é capaz de promover um alvoroço ainda maior em cima do evento. Pra quem - assim como eu - não aguenta mais estória de americano pra boi durmir, acompanhe: A veiculação do primeiro single -"Run" - do novo álbum está banida nos EUA! [bocejo...] Mas o que diz a lenda, é que o vídeo pode chegar a causar ataques de epilepsia. Ah, tá!





Gostou?
tá vivo?
Baixe aqui o cd inteiro!


"Quando ouço falar em ecologia, saco logo meu talão de cheques."
[ Paulo Francis]

quarta-feira, 5 de março de 2008



Hoje acordei cedo. Aproveitei a oportunidade e me convidei a uma caminhada. Enchi o rosto com os primeiros raios de sol, fui por perto de casa, passando por umas praças próximas, até o calçadão. Fazendo companhia a mim mesmo, tínhamos que conversar enquanto ia distraindo essa vida tediosa dos dias de digitação da monografia. Acertamos alguns pontos, ainda em controversos, sobre os quais não discutímos há alguns dias. Parecia o início de um consenso. Lógo me distraí desse monólogo quando descobri que calçadão, cedo do dia, além de saudável é (muuuito) lucrativo. Água grátis, café da manhã, guias sobre reumatismo... tudo em prol da conquista do consumidor da terceira idade, uma beleza! Só não me aventurei nas aulas grátis de alongamento porque as velhinhas estavam num potencial aeróbico muuuuito superior! Seria demais!

'Mas que puxa!" Alguém aí também ama o pequeno Charlie Brown?


E Neste blog, o cara, divulga uma carta que sua amiga venezuelana mandou contado sobre o clima tensão em seu país. Chaves, el Pequeño Fascista!

Só pra acabar, fica aí um Pensamento pro dia:



"Se ela é Bi
one, bi two!"